Durante encontro, entidades debateram a necessidade de mais investimentos e melhor infraestrutura para o Indea-MT
Debater os gargalos, demonstrar a atuação do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e ainda buscar meios para melhor equipar o órgão estadual, foram pontos tratados na primeira reunião entre a diretoria do Fórum Agro MT e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feira (21.09), foi realizado no edifício Cloves Vettorato, em Cuiabá, e contou com a presença de deputados estaduais, representantes do Indea-MT e lideranças do setor produtivo.
Durante a reunião, o diretor técnico do Indea-MT, Renan Tomazele, falou sobre a gestão do instituto e demonstrou a situação das despesas e as necessidades de investimento no órgão. “Poder estreitar laços com o setor produtivo e o legislativo do estado é fundamental para o trabalho do órgão de defesa sanitária do estado. Fazer essa ponte e buscar investimentos para este, que é um dos setores mais importantes da economia de Mato Grosso, é fundamental para ter mais alcance e efetividade das ações de defesa sanitária no estado”, pontuou.
Tomazele destacou ainda que Mato Grosso possui o maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do país, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com R$ 190 bilhões em julho de 2021, o que corresponde a 17,3% do total produzido no Brasil.
“Isso demonstra o tamanho do desafio, e evidencia a necessidade de colaboração com outras entidades públicas, produtores rurais, profissionais da área, agroindústria e suas representações”, afirmou.
O presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, destacou a importância da atuação do Indea-MT para o desenvolvimento do agronegócio mato-grossense. “Nos reunimos com a FPA justamente para debater sobre isso, demonstrar o quanto este órgão faz pelo segmento, e principalmente para destinar mais recursos para a pasta. Um órgão bem estruturado e com recursos é capaz de exercer com ainda mais excelência o seu papel. Saímos satisfeitos com os encaminhamentos tomados e acredito que os deputados olharam com mais atenção para este pedido”, explicou.
Participaram da reunião os deputados, Xuxu Dal Molin (PSC), Dilmar Dal Bosco (DEM), Gilberto Cattani (PSL), e Carlos Avallone (PSDB).
Fórum Agro MT: é formado pela Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso).