Nas últimas semanas, a discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo 2/2017, que prevê a anulação da criação do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (distante 562 km de Cuiabá), foi um dos assuntos mais comentados na imprensa e no legislativo estadual. Por se tratar de uma pauta relacionada ao setor agropecuário, o Fórum Agro MT esteve presente em reuniões sobre a pauta com a participação de deputados estaduais e da população que mora no local.

Representando o Fórum Agro MT, o diretor executivo Xisto Bueno e o consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira Filho, cumpriram agenda com os deputados estaduais Valmir Moretto, Gilberto Cattani, Dilmar Dal Bosco e Pedro Satélite, além de produtores rurais da região. A questão gerou bastante debate por envolver questões ambientais e de preservação do meio ambiente além da segurança jurídica para os produtores rurais em atividades com áreas próximas ao parque.

A pedido do deputado Moretto, um dos mais participativos e preocupado com a situação dos produtores rurais da região, o Projeto de Lei foi tirado de pauta na sessão ordinária da última quarta-feira (11.05), pela presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva. Os deputados estaduais se reuniram com o Ministério Público Estadual (MPE) e devem propor uma nova demarcação para a Unidade de Conservação (UC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *